Com a chegada de março, você já sabe o que te espera pela frente: as famosas chuvas de fim de verão. Para proteger a sua casa, a melhor coisa a ser feita é preparar-se antecipadamente para evitar as consequências da chuva.
Sendo assim, confira algumas dicas e proteja-se!
Saiba como proteger a sua casa dos perigos da chuva
De acordo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Joinville, também conhecida como “a cidade da chuva”, havia sido a cidade onde o Sol menos apareceu em todo o Brasil durante o ano de 2013, com apenas 116 dias de Sol, o que queria dizer que, por 249 dias, os moradores conviveram com nebulosidade ou chuva. As razões para explicar porque chove tanto em Joinville ficam por conta da localização latitudinal, a localização geográfica e a malha hidrográfica.
Portanto, com o volume de chuvas ultrapassando todos os recordes para o período nos últimos meses, especialmente em Joinville, algumas medidas emergenciais e outras a longo prazo devem ser tomadas para proteger sua casa das inundações e tragédias decorrentes das enchentes. Vamos às dicas!
Atitudes emergenciais
Confira algumas ações para fazer agora mesmo e evitar problemas maiores quando a chuva chegar.
1- Limpe as calhas e demais canais de vazão da chuva. Galhos e folhas acumulados podem entupir os ralos e represar a água.
2- Desobstrua os bueiros e bocas de lobo próximos de sua casa. Este serviço é obrigação da rede pública, mas não custa ajudar.
3- Não jogue lixo na rua ou deixe os sacos acumulados na calçada. Eles podem ser arrastados e contribuir para o entupimento das redes de esgoto.
4- Verifique o telhado. Sujeira em excesso, telhas desencaixadas ou quebradas são sinais de goteira.
Plano de prevenção
Coloque essas tarefas no planejamento futuro da construção ou reforma da sua casa e na hora de visitar possíveis imóveis e terrenos para compra. Além disso, antes de construir, procure se informar sobre as condições da região com moradores e com profissionais da área. Analise o grau de declividade do terreno e a proximidade de áreas de risco - beira de rios, córregos ou morros onde já tenham ocorrido deslizamentos
1- Se a casa estiver em um declive , construa muros de arrimo para dar maior estabilidade e evitar deslizamentos.
2- Em áreas de rios e córregos, construa a casa a, pelo menos, 30 metros de distância das margens para facilitar a drenagem. Nesses casos, edificações sobre palafitas ou com laje acima do nível do solo também são indicadas caso haja transbordamento.
3- Instale drenos e canaletas ao redor da casa para desviar a água da chuva para uma área distante ou para um reservatório.
4- Nas áreas externas, não impermeabilize o solo com cimento. Se possível, mantenha uma área verde no terreno e opte por pisos drenantes , que ajudam no escoamento da água.
5- Caso o terreno já seja muito impermeabilizado, construa “piscininhas”, para reter a água da chuva. Desta forma, ela poderá ser reaproveitada e não causará estragos.
6- Instalar uma manta de alumínio logo abaixo do telhado ajuda a conter e direcionar as águas para a calha, caso elas passem pelas telhas.
Imóvel seguro
Apesar da chuva ser uma ocorrência da natureza, com a ajuda da tecnologia é possível se preparar para não sofrer as consequências ruins desse fenômeno meteorológico. Além disso, na hora de negociar a compra da sua casa ou terreno, conte com as informações fornecidas pela imobiliária para atestar a compra de um imóvel seguro para o seu futuro lar.
A Otto House atua no mercado imobiliário de Joinville e região há mais de 22 anos, sempre comprometida em encontrar a melhor solução em moradia ou investimento para cada cliente. Por isso, se você procura um imóvel em Joinville, fale com quem tem experiência no assunto.
Clique aqui e saiba mais sobre nós.