Além de cumprir seu aspecto funcional, a iluminação tornou-se parte do estilo e identidade de imóveis. Atualmente, objetos como abajures e lustres cumprem o papel de levar mais design, funcionalidade e praticidade para qualquer ambiente e por essa razão novas tendências para iluminação de interiores são lançadas com frequência. Uma das principais referências no assunto é o evento Salone del Mobile, que acontece todos os anos na Semana de Design de Milão.
Durante o mês de abril, o Salone del Mobile surpreende a todos com as principais novidades do setor e neste ano o evento recebeu a Bienal Euroluce, uma exposição internacional de design de iluminação. Entre as principais referências, a Euroluce apresentou produtos que remetem ao passado, tecnologia e sustentabilidade. Conheça as principais tendências para iluminação de interiores em 2019.
Redescobrindo o passado
O estilo retrô nunca saiu de moda, mas desta vez peças antigas foram redescobertas, não somente como símbolos do passado, mas como uma inspiração para o futuro. Um estúdio de arquitetura ucraniano que estreou na Euroluce este ano, por exemplo, apresentou uma coleção de peças artesanais inspirada em históricos vasos de cerâmica.
Já a coleção Papilio brinca com a estética retrô a partir de um jogo de luz e sombras. O efeito proporciona ao ambiente uma atmosfera mais dramática e intimista.
Inspiração no orgânico
Objetos funcionais e elementos de construção aliados a uma ideia sustentável estão cada mais presente em mostras e projetos por todo o mundo (já falamos um pouco mais sobre decoração orgânica aqui). Portanto, em tendências de iluminação não seria diferente. São peças inspiradas na natureza, feitas com material sustentável e em sintonia com o meio ambiente.
Um dos sistemas de módulos apresentado na Bienal Euroluce, por exemplo, foi inspirado em ramos de uma árvore. A estrutura luminosa pode ser montada na parede ou estruturada para o teto.
Já o design de Marcel Wanders para a empresa espanhola Lladró, apresenta a beleza de pétalas em porcelana, com tonalidades que trazem suavidade.
Tecnologia e iluminação
A vida cotidiana inteligente vem inspirando a inovação também nos setores de design e iluminação. Durante a Bienal, a empresa italiana Artemide foi uma das que apresentou ao mundo peças inteligentes que respondem à presença de pessoas e se adaptam às suas necessidades. Soluções inteligentes como aparelhos com funções integradas, conectividade sem fio e sensores para regulagem de cor e temperatura de luz foram alguns dos recursos que surpreenderam.
O projeto La Linea, por exemplo, consiste em um tubo de luz flexível, capaz de girar e entortar-se em todas as direções, permitindo ao usuário configurar a luminária de diferentes maneiras.
Já o projeto Coordinates, feito a partir de elementos compostos, permite que o seu proprietário possa montá-lo como quiser.
Quer conferir outras tendências para iluminação de interiores? Você pode descobrir o novo e se inspirar ao visitar os imóveis exclusivos Otto House, em Joinville. Agende uma visita conosco!