A necessidade da compra de um imóvel está enraizada nos hábitos de consumo da sociedade brasileira. Em 2013, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou que aproximadamente um terço da população deseja comprar uma casa ou apartamento nos próximos anos. Se considerarmos as expectativas atuais, o sonho de milhares de famílias permanece o mesmo.
Realizar a compra de um imóvel, contudo, não é uma tarefa fácil e muitas vezes depende do seu momento de vida. Se você acabou de chegar em uma nova cidade, está se estabilizando financeiramente ou precisa considerar a possibilidade de mudanças, o aluguel pode ser uma opção mais vantajosa. Vamos te explicar em quais situações o aluguel vale a pena e porque você deve sim considerá-lo.
Mais facilidade imediata
Se você acabou de se mudar para uma nova cidade, o aluguel caracteriza-se como uma opção bem mais prática e rápida em comparação com a compra de um imóvel. Como você estará passando por um período de adaptação, faz muito mais sentido investir em um aluguel que vai lhe permitir se acostumar com a nova rotina aos poucos.
Além disso, encontrar um imóvel para alugar perto do seu trabalho ou perto da escola dos filhos pode ser mais fácil e financeiramente viável do que comprar um imóvel na localização ideal. Se você tem pressa, o aluguel é quase que certamente a melhor opção, até porque ela pode ser repensada sempre que necessário.
Vantagem financeira
Categoricamente, o aluguel é visto como dinheiro jogado fora, mas existem outras faces dessa moeda. Antes de mais nada, um aluguel corresponde a um percentual baixo do valor do imóvel. Em São Paulo, por exemplo, os locatários pagam 0,57% do valor do imóvel todo mês. Isso corresponde, por exemplo, a um aluguel de 2.850 reais por um imóvel de 500 mil reais.
Agora, vamos considerar o cenário da compra de um imóvel de 500 mil reais. Se você não tem esse valor em caixa, precisará recorrer a um financiamento bancário e, neste caso, é avaliar diferentes situações. A principal delas é saber se o valor de um financiamento (com juros) compensaria o valor que você possivelmente pagaria no aluguel. Caso a resposta seja não, uma boa alternativa é permanecer no aluguel por algum tempo e poupar dinheiro para uma entrada maior na compra do imóvel.
Manutenção reduzida
O custo de manutenção de um imóvel alugado geralmente recai sobre o proprietário, por isso você não precisará se preocupar com grandes investimentos em reformas ou consertos estruturais. Se você notar algum problema, basta comunicar a imobiliária ou o proprietário do imóvel para que eles tomem as devidas providências.
Mobilidade garantida
A opção do aluguel vale a pena para quem não tem certeza de quanto tempo permanecerá em determinado local. Se você tem planos para se mudar ou precisa contar com essa possibilidade, não há razões para investir em um bem material que você não poderá levar consigo.
A desistência de um imóvel alugado é encarada de forma natural, já a desistência de um financiamento é um negócio ruim e pode sujar o seu nome como investidor. Por esta razão, antes de comprar um imóvel é preciso ter plena consciência do seu cenário atual e objetivos para os próximos anos. Para saber mais sobre as diferenças e vantagens de alugar ou vender, conte com a ajuda de um profissional capacitado. Um corretor de imóveis experiente poderá avaliar sua situação e ajudar você a fazer a melhor escolha.