Você está pensando em trocar de imóvel em 2020? Sabemos que esta é uma decisão que demanda tempo e muita consideração. Afinal, vai afetar a sua rotina e a de toda a sua família. Uma das principais dúvidas para quem mora de aluguel ou está mudando de cidade é a seguinte: considerando o impacto econômico da pandemia, vale mais a pena alugar ou comprar um imóvel? Para te ajudar a resolver este dilema, separamos dois aspectos importantíssimos que precisam ser considerados.
Avaliar as necessidades da sua família é vital e o aspecto financeiro também não pode deixar de entrar na balança. Você provavelmente está curioso para saber qual opção compensa mais financeiramente e vamos chegar lá ;) Confira, abaixo, quais fatores considerar para tomar a melhor decisão.
Considere as necessidades da sua família
A decisão de optar pelo aluguel ou compra de um imóvel tem muito a ver com a rotina da sua família. Se você prioriza localização, por exemplo, pode ser mais fácil encontrar um imóvel para alugar, que fique próximo ao seu trabalho e a escola dos filhos, ao invés de comprar um. Alugar também é interessante quando os custos de comprar um imóvel estão fora do planejamento familiar e o aluguel for mais cômodo para as suas necessidades. A educadora financeira e idealizadora do canal Me Poupe, Nathália Arcuri cita as vantagens de alugar em situações especificas, como você pode conferir aqui. Já se você preza pelo conforto de ter um local todinho seu, a compra de uma casa ou apartamento pode ser a opção ideal e a própria Nathália Arcuri concordou aqui que há situações que a compra de um imóvel é mais interessante.. Até porque, em 2020, investidores estão aproveitando os preços competitivos do mercado imobiliário projetando valorização e ganhos futuros.
Agora, se você está trocando de imóvel, o seu tempo de permanência neste local também tem peso importante na decisão. No caso de uma mudança de cidade, por exemplo, quanto tempo você pretende ficar na região? É uma mudança definitiva? Caso não seja, voltamos à primeira opção: o aluguel pode ser a melhor alternativa. Durante esse período, você será capaz de conhecer bem a região e verificar se aquela localização é a que mais se adequa ao seu estilo de vida.
A verdade é que tanto o aluguel quanto a compra de um imóvel oferecem vantagens e desvantagens. Para você definir qual é a melhor opção para você e a sua família, a realidade de vocês deve ser levada em consideração.
O que vale mais a pena financeiramente?
Uma pesquisa, realizada pela consultoria BRAIN Inteligência Estratégica, aponta dados relevantes sobre o mercado imobiliário durante a pandemia de COVID-19. Houve um aumento na intenção de compra de imóveis em junho, seis pontos percentuais superior a março, e três pontos percentuais maior que abril, período referente ao início da pandemia, sendo a região Sul que mais teve crescimento, saltando de 8% em março para 23% em junho.
Seguida pelo Centro-Oeste, que passou de 15% para 22% de intenção de compra no mesmo período. O Sudeste se manteve estável (de 26% em março para 25% em junho) assim como Norte e Nordeste, que foram unificados na pesquisa (16% em março para 18% em junho).
A longo prazo, para decidir entre o alugar ou comprar um imóvel o inquilino deve também considerar os custos com aluguel, as parcelas de um financiamento e o rendimento deste mesmo valor aplicativo em fundos de investimentos, por exemplo. Ao colocar todos os fatores na ponta do lápis, fica muito mais fácil chegar a uma decisão assertiva.
Seja qual for a sua decisão, você pode contar com a Otto House para te apresentar aos melhores imóveis de Joinville e região. Para a compra ou aluguel, casa ou apartamento, imóvel na cidade, na praia ou no campo, temos certeza que podemos ajudá-lo a encontrar a opção ideal. Confira nossos imóveis e agende uma visita.