Simplicidade, beleza e bem-estar. Estas são características que muita gente procura na hora de escolher os itens que irão compor a decoração do seu lar. Se você prefere móveis com traços leves, cores neutras e peças que prezam pelo conforto, pode até não parecer, mas há um estilo de decoração bem definido por detrás dessas decisões. Com dicas simples e práticas, descubra como trazer o estilo escandinavo para dentro de sua casa.
A Escandinávia é uma região ao norte da Europa, que compreende os países nórdicos Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. Em função do clima frio, intuitivamente os moradores da região transformam suas casas em verdadeiros ninhos de conforto e aconchego e este estilo próprio se espalhou pelo mundo.
O estilo escandinavo é marcado por uma visão clean e minimalista, que traz pontos de sofisticação específicos. Cada detalhe do imóvel, das paredes aos objetos decorativos, é pensado de forma simples, mas requintada, o que representa um prato cheio para decoradores e arquitetos. Mesmo quem não é especialista na área, contudo, consegue transformar o seu lar em uma verdadeira residência europeia.
Cores neutras
A paleta de cores do estilo escandinavo é basicamente composta por branco, cinza, off-white, nude e bege. Parece simples demais, mas ao simplificar nas cores de móveis e paredes, você terá mais liberdade para colorir a casa com itens decorativos.
Esta escolha de cores reflete muito a realidade dos países nórdicos, já que durante o inverno as noites são mais longas e a incidência de luz é menor. Por essa razão, o quanto mais clara for a sua casa, mais luz você terá nos ambientes internos.
Escolha dos móveis
O estilo escandinavo prioriza materiais quentes, como a madeira, que têm a capacidade de deixar a decoração com um ar clássico e confortável. Geralmente são peças com cortes retos e elegantes e entre as opções mais usadas estão o pinho, acre, faia ou carvalho, na versão envernizada ou na cor branca.
Decoração minimalista
É geralmente nos itens decorativos que o estilo escandinavo ganha sofisticação e requinte. Peças como quadros e luminárias seguem o estilo moderno e elementos como plantas naturais trazem mais vida e luz ao ambiente. Para quebrar a predominância do branco, elementos decorativos podem ganhar um pouco de cor, mas geralmente em tonalidades neutras e clássicas.
- Quadros: a forma mais comum de organizá-los, seguindo o estilo escandinavo, é posicioná-los no chão, encostados à parede. Se você não gosta deste tipo de disposição, contudo, pode criar composições, intercalado molduras em branco e preto.
- Plantas naturais: responsáveis por um splash de cor no ambiente, flores, galhos e folhagens são elementos obrigatórios para renovar o ambiente e criar uma conexão com a natureza.
Cerâmica: outro elemento bastante usado no estilo escandinavo, traz uma pegada rústica e combina com com a influência nórdica dos países europeus.
Iluminação natural
Janelas grandes e cortinas leves, que permitem a entrada de luz, são elementos marcantes da decoração escandinava. Se o ambiente não conta com muitos pontos de iluminação natural, é preciso caprichar em luminárias com lâmpadas brancas e potentes.
Como parte da decoração, luminárias costumam aparecer trazendo um toque de modernidade, com um estilo retrô e fios à mostra, por exemplo.
Conforto em todos os ambientes
O ato de receber faz parte do estilo escandinavo. Por essa razão, as famílias procuram tornar seu lar o mais confortável possível, para que todos possam se sentir em casa. A estética do conforto é refletida no uso de colchas, mantas, tapetes e almofadas, que criam a sensação de aconchego. Geralmente, as peças seguem a linha de tecidos naturais, como a lã, o linho, o algodão e as peles.
Agora que você já sabe como trazer para dentro de casa um pouco do estilo escandinavo, que tal encontrar um lar que reflita este conceito também na arquitetura e design? Temos certeza de que você pode encontrar opções que se encaixam perfeitamente no seu estilo. Para saber mais, entre em contato com a Otto House.