Todos os anos, desde 1999, a Pantone, empresa americana muito conhecida na área gráfica, escolhe uma cor para reger as tendências de tons do próximo ano. A escolha vira referência tanto na área têxtil/moda, bem como para os profissionais da área de decoração, como arquitetos e designers de interiores. Para este ano, a tonalidade apontada foi o Living Coral, um tom laranja pêssego adotado para reavivar as conexões humanas.
A cor escolhida faz parte de um estudo completo que reflete o momento atual da sociedade e também as necessidades e novidades do mercado. O Living Coral veio para reavivar a vida e colocar as pessoas em reflexão sobre a vida marinha e o problema da poluição de mares, que vem matando milhares de espécies aquáticas todos os anos. “Sociável e espirituosa, a natureza envolvente da Pantone 16-1546 Living Coral recebe e encoraja atividades despreocupadas”, disse a empresa.
A cor, que já pode ser vista nas passarelas dos desfiles de moda e até nas redes sociais, veio em um momento em que os consumidores almejam a interação humana e a conexão social. Esse comportamento pode ser visto até mesmo no mercado imobiliário, com a tendência dos espaços compartilhados de trabalho, os coworkings e de moradia, o coliving.
A Living Coral também é uma ótima escolha para a decoração dos ambientes, já que é uma tonalidade animadora e que reafirma a vida, com um tom dourado que energiza e anima com um tom mais suave, de acordo com a própria Pantone. Em 2018, a cor escolhida foi a Ultra Violet, um roxo alegre e vibrante e, em 2017, o verde Greenery.